sábado, 13 de dezembro de 2014

Unidade Escolar Mateus Valente [ PNAIC ]



No último dia 12 de dezembro de 2014, por volta das 8h20min, aconteceu na sede da Unidade Escolar Mateus Valente, localizada a rua Isidoro Ribeiro, próximo a Delegacia de Polícia Militar, CEP: 64.893-000, cidade de Tamboril do Piauí, Piauí, o II Seminário Municipal do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, onde estiveram presentes: Cleonilda Rodrigues de Jesus Silva (coordenadora local), Vandemare da Conceição Sousa (orientadora de estudo), Ides Rangel de Carvalho Sousa (secretária de educação), Luis André I. Silva (técnico da educação), Amadeus Rocha (padre), Paulo Henrique Rangel (servidor da educação), Valderlene Brito de Carvalho (diretora da Unidade Escolar Maria de Sousa Andrade - UEMSA), Marcos Alves Cavalcante (diretor do Ensino para Jovens e Adultos - EJA), Franciana Luz (ex-monitora do Programa Mais Educação), Luciana Pinheiro (diretora do Mateus Valente), Fabiana Aguiar (secretária do Mateus Valente); Alfabetizadores: Cloves Pereira da Silva, Dilma Cosme Borges, Edgar Paladino da Silva Moreira, Francisca Vilma Vieira da Silva, Maria Bernadete Pereira, Maria Vanderlucia Ferreira Pinheiro, Rita Ribeiro dos Santos, Valdileide Brito de Carvalho, Wilmara Araújo Luz, Wanessa Andrade de Carvalho Mendes, Silmara Araújo Siqueira, Kelly Fabiana da Silva Andrade, Raimundo Pinheiro Arrais, enfim.
O objetivo principal do seminário foi o de socializar e trocar experiências sobre as ações do pacto no município. Destacamos que o seminário foi uma consolidação das ações do ano de 2.014, que teve como foco a formação dos professores em Alfabetização Matemática. O evento contou com apresentações culturais, palestras e relatos de experiências; um espaço propício de divulgação dos resultados que foram alcançados e almejados devido às ações do programa.
        Lembrando que, no primeiro momento, a coordenadora de ensino, Cleonilda Rodrigues de Jesus Silva, fez a abertura do evento, dando as boas vindas e frisando sobre a importância do programa no município; destacando alguns avanços no processo de ensinar e aprender e, em seguida, passou a palavra (transferiu o microfone) para secretária de educação, Ides Rangel de Carvalho, que fez uma retrospectiva da situação educacional do município; destacou que o programa contribuiu na melhoria da qualidade do ensino; apresentou o IDEB anterior e atual que por sinal, havia superado as expectativas previstas. A secretária prestou homenagem à orientadora de estudo, Vandemare da Conceição Sousa, pelo excelente trabalho; homenageou também todos os professores envolvidos e depois, passou a palavra (microfone), a orientadora de estudo, que enfatizou a respeito da formação em Alfabetização Matemática e a experiência no ensino; relatou que o programa proporcionou aos educadores a oportunidade de garantir a formação continuada e assim, uma melhoria na qualidade do ensino nas escolas; disse que teve apoio da diretora da instituição, Luciana Pinheiro, que falou a respeito das perspectivas do ano, onde os resultados dos alunos foram satisfatórios, pois o índice de reprovação e evasão escolar foram escassos segundo a mesma, esse resultado só foi possível graças ao pacto que trouxe uma nova representação social no processo de alfabetização; os professores participaram fervorosamente das formações com interesse em ampliar o conhecimento em relação ao ato de ensinar. Não seria justo deixar de comentar que os relatos de experiências dos professores alfabetizadores que destacaram foi a partir das formações do pacto que passaram compreender melhor o ato de ensinar e tomaram gosto em relação à proposta de ensino. A formação do PNAIC veio proporcionar uma nova metodologia de trabalho, onde aprenderam a prender para saber ensinar. O programa propôs a todos uma formação de qualidade que concilia teoria e prática, que por sua vez até os mesmos estão seguros na prática pedagógica; tem respaldes através dos direitos de aprendizagem, os educandos estão aprendendo de forma sistemática e articulada e com qualidade. A aprendizagem dos alunos a partir das formações e encaminhamentos metodológicos vem ocorrendo de maneira concreta e significativa; o programa trouxe uma constante transformação no cotidiano pedagógico, tornando as aulas mais atrativas e prazerosas. Entretanto, as atividades pnaiquianas foram encerradas na certeza de que as sementes plantadas se tornarão solos férteis e a colheita já podemos notar de forma satisfatória e é isto que engrandece a alma do educador.


Fonte: GJUC

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