sexta-feira, 26 de maio de 2017

IV Seminário Municipal do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC



Na manhã de sexta-feira, vinte e seis de maio de dois mil e dezessete, por volta das oito horas e dez minutos, aconteceu na Unidade Escolar Mateus Valente (secretária, Ides Rangel de Carvalho Sousa), rua Isidorio, próximo do Centro Educacional Infantil São Francisco – CEIS, e da Delegacia de Polícia Militar, s/n, centro, CEP: 64.893-000, cidade de Tamboril do Piauí, Piauí, o IV Seminário Municipal, com o tema: “As contribuições e desafios da formação continuada no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC. Para tanto, o seminário teve apoio dos membros da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (dirigente: Everaldo Teodósio da Silva; técnicos: Luis André Idalino da Silva, e, Josivaldo de Araújo Luz); Prefeitura Municipal de Tamboril do Piauí – PI (prefeita: Ana Delcides Figueiredo Guedes). O fato foi mediado pela coordenadora local, senhora, Cleonilda Rodrigues de Jesus Silva, e pela, orientadora de estudo, Vandemare da Conceição Sousa; e contou com a presença dos alfabetizadores: Edgar Paladino da Silva Moreira, Francisca Vilma Vieira da Silva, Maria Vanderlucia Ferreira Pinheiro, Rita Ribeiro dos Santos, Valdileide Brito de Carvalho, Wilmara Araújo Luz, Wanessa Andrade de Carvalho Mendes, Silmara Araújo Siqueira, Kelly Fabiana da Silva Andrade, e, Raimundo Pinheiro Arrais.
Objetivos: apresentar a comunidade local, a dinâmica do PNAIC; suas experiências/vivencias de formação continuada no ciclo de alfabetização; discutir os desafios, as contribuições do PNAIC no desenvolvimento das aprendizagens; ampliar os conhecimentos acerca dos processos formativos do PNAIC.
Apresentação: O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos Estados e Municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. Aos oito anos de idade, as crianças precisam ter a compreensão do funcionamento do sistema de escrita; o domínio das correspondências grafofônicas, mesmo que dominem poucas convenções ortográficas irregulares e poucas regularidades que exijam conhecimentos morfológicos mais complexos; a fluência de leitura e o domínio de estratégias de compreensão e de produção de textos escritos. Portanto, as ações do pacto apoiam-se em quatro eixos de atuação: 1. formação continuada presencial para os professores alfabetizadores e seus orientadores de estudo; 2. materiais didáticos, obras literárias, obras de apoio pedagógico, jogos e tecnologias educacionais; 3. avaliações sistemáticas;
4. gestão, mobilização e controle social.
Programação: do dia: 26/05/2017
As contribuições e desafios da formação continuada no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC; credenciamento e acolhimento dos professores alfabetizadores e comunidade local; execução dos hinos: Municipal, Piauí e Nacional; formação da mesa: falas institucionais; apresentação da agenda do seminário; apresentação cultural – vamos construir; palestra: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - configurações da etapa (Profª Cleonilda de Jesus); lanche; relato de experiência; socialização do trabalho do orientador de estudo: formação em prol da alfabetização da idade certa (profª Vandemare da Conceição); apresentação de relatos de experiências dos professores alfabetizados; avaliação do seminário; encerramento.

Fonte: SMEC

segunda-feira, 8 de maio de 2017

Apresentação na Unidade Escolar Mateus Valente, do projeto “Leitura Vai, Escrita Vem” [08/04/2017]



A orientadora de estudos locais da educação, Vandemare da Conceição Sousa, juntamente com as professoras, Dilma Cosme Borges, Maria Bernadete Pereira Bruno Meneses, Maria Vanderlúcia Ferreira Pinheiro, Silmara Araújo Siqueira, Wanessa Andrade de Carvalho Mendes, Weslane Luz de Moura, Wilmara Araújo Luz, e, Valdileide Brito de Carvalho, lançaram no dia 08 do mês de abril de 2017, por volta das 9h10min, no prédio da Unidade Escolar Mateus Valente, cidade de Tamboril do Piauí – Piauí, o projeto “Leitura Vai, Escrita Vem.” Contudo, foi feito registro da presença da supervisora de ensino local, Maria Luciana Pinheiro Carvalho; coordenadora local, Cleonilda Rodrigues de Jesus Silva; do dirigente da educação, senhor, Everaldo Teodósio da Silva; do técnico, Luis André Idalino da Silva; da secretária da unidade de ensino, Ides Rangel de Carvalho Sousa; dos discentes, enfim.
E para instigar as crianças e adolescentes de forma mais célere e saudável a entrarem nesse mundo maravilhoso da leitura, as professoras apresentaram no do pátio, o episódio, “A menina que roubava livros”, foi um show, pois as crianças ficaram boquiabertas para conhecer todos os personagens que saíram dos livros. Não podemos deixar de frisar que, as professoras citadas acima, interagiram, citaram frases motivadoras para ampliar tudo que foi visto. E ainda foi questionado pela orientadora, o que foi que as crianças viram? Qual o momento mais interessante? Nome das personagens? O que os pais viram no final?


Fonte: UEMV