sábado, 23 de agosto de 2014

Encerramento da Semana Folclorica [ C. E. I. S. F ]

Educadoras do Centro Educacional Infantil São Francisco – CEISF (localizado a rua Isidoro Ribeiro, ao lado da Delegacia de Polícia Militar, CEP: 64.893-000, cidade de Tamboril do Piauí, Piauí), Miriam Alves, Dilma Borges, Wilmara Araujo, Francisca Silva, Ildefran A. Rocha, Eliane Costa, Silmara Siqueira, secretária - Lucelita F. Luz, diretora - Maria Pereira, com apoio da coordenadora de ensino infantil, Vauneide Brito de Carvalho, realizaram no dia 22 do mês de agosto de 2014 às 10horas da manhã, o “Encerramento da  Semana Folclórica”.  Destacamos que no evento esteve presente, membros da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, secretária - Ides Rangel de Carvalho Sousa, supervisora de ensino - Cleonilda Maria de Jesus, digitador - Luis André, dentre outros.

As professoras, Miriam Alves e Dilma Borges, apresentaram um lindo “desfile” que aconteceu no pátio do Centro Educacional Infantil São Francisco, com crianças vestidas de Saci-Pererê, onde as mesmas (crianças) deram um show com uma perna só. Não podemos deixar de lembrar que, o conceito Saci-Pererê nasceu da “Literatura Infantil” do escritor Monteiro Lobato e logo transformou-se em seriado nas histórias do Sítio do Pica-Pau Amarelo. Provavelmente, surgiu entre povos indígenas da região sul do Brasil, ainda durante o período colonial, possivelmente no final do século XVIII. Nesta época, era representado por um menino indígena de cor morena e com um rabo, que vivia aprontando travessuras na floresta. Porém, ao migrar para o norte do país, o mito e o personagem sofreram modificações ao receberem influências da cultura africana. O Saci transformou-se num jovem negro com apenas uma perna, pois, de acordo com o mito, havia perdido a outra numa luta de capoeira. Passou a ser representado usando um gorro vermelho e um cachimbo, típico da cultura africana.
Faz-se necessário registrar neste projeto, “Informativo de Tamboril do Piauí - PI” que a educação dos munícipes tamborilenses, em especial, das crianças do Centro Educacional Infantil São Francisco, possuem metodologias adequadas e o mais interessante é que os professores são atuantes, responsáveis, dinâmicos e harmônicos com os pequeninos. Reforçamos ainda que nunca se valorizou tanto a educação infantil como atualmente, pois o centro de ensino citado na inicial, possui profissionais qualificados e comprometidos com a esperança de um futuro melhor.
Observarmos acima, as nossas educadoras, Dilma Borges, Miriam Alves, Vauneide B. Carvalho – coordenadora de ensino infantil, Maria Pereira – diretora, Ides Rangel de Carvalho - secretária de educação e as crianças.
Na imagem acima, exibimos os educandos e a educadora, Francisca Silva, que produziu o desfile com o tema: “Marcha Soldado Cabeça de Papel. Um desfile que emocionou todos os pais que estavam presentes.
Não podemos deixar de fora o registro das crianças e da professora, Silmara Siqueira, que produziu “Teatro de Roda” onde fez a diferença e emocionou não só os pais, mas os professores e convidados que se fizeram presentes.
A professora Wilmara Araújo e as crianças do PRE II não ficaram de fora, pois participaram também do evento, onde desfiram no pátio, etc.
Sabemos bem que as crianças vivem num mundo diferente dos adultos, pois elas sonham, indagam, criam, acreditam, respeitam, se educam, valorizam o sabor mais impressionante que é o dom de uma vida digna com base nos valores religiosos, éticos, sociais, etc. Neste aspecto de sonhos e encantos a professora Ildefran A. Rocha fez uma apresentação com os personagens do folclore brasileiro e destacou o apelido de cada um e ainda relembrou seus hábitos e costumes.  


Fonte: GJUC

Nenhum comentário:

Postar um comentário