segunda-feira, 30 de junho de 2014

Junina Tamboril [ Encontro de Folguedos III ]

Na noite de 27 de junho de 2014, membros da quadrilha “Junina Tamboril” (conceito criado pelos jovens dançarinos para homenagear a cidade de Tamboril do Piauí, a mesma, fica localiza-se no coração do Parque Serra das Confusões e Parque Nacional Serra da Capivara) se apresentou na Quadra Emílio Lopes, que fica na cidade de Canto do Buriti (distante 40 km), ao sul do Piauí.
Os membros da quadrilha “Junina Tamboril” produziram várias coreografias que retrataram a história do Rei do Cangaço “Lampião” e Rainha “Maria Bonita” (o Rei do Cangaço, Virgulino Ferreira da Silva, conhecido popularmente pelo apelido de Lampião, foi o principal e mais conhecido cangaceiro brasileiro. Nasceu na cidade de Serra Talhada (PE) em 7 de julho de 1898 e faleceu em Poço Redondo (SE) em 28 de julho de 1938). Faz-se necessário destacar que as coreografias são de autoria do coreógrafo, senhor, Leonardo Carlos Santos Costa.
Não podemos deixar de registrar neste documentário que o evento “Junina Tamboril ”contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Tamboril do Piauí (prefeito: Benjamim Valente Filho), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (secretária: Joana Meneses Valente), Centro de Referencia de Assistência Social (coordenadora: Cleidimar Carvalho), Secretaria Municipal de Esporte Cultura e Lazer (diretor: Edney Feitosa), Edilberto Policarpo (secretário de gabinete), Layson Henrique Valente de Miranda (organização), Andre Meneses (auxiliar administrativo), Lucas Valente (dentista), Luis André (escritor do blogger), Zenilde Alves (artesã), Sandry de Paulah (controle interno do CRAS), Kairon Pereira (psicólogo) e Jusciel Luz (gestor do bolsa família). 


Fonte: GJUC    

Quadra de Esporte Tamboril [ Reformada ]

O gestor da Prefeitura Municipal de Tamboril do Piauí, (prefeito: Benjamim Valente Filho) interessado no bem estar da Criança e do Adolescente, solicitou reforma da Quadra de Esporte Tamboril; reforma dos banheiros tanto masculinos quanto femininos e ainda, rampa para acessibilidade.


Destacamos que com a reforma da Quadra de Esporte Tamboril, manterá a criança, o adolescente e o jovem mais ocupado, uma vez que o esporte, o lazer e a cultura contribuem para a saúde física e mental do ser humano.


A Quadra de Esporte Tamboril será palco para apresentações de teatro, dança, musica e esporte; a cidade é composta por muitos jovens talentos que aos poucos estão sendo revelados.


Fonte: GJUC

quinta-feira, 26 de junho de 2014

Centro de Educação Infantil São Francisco [ Quadrilha ]

No dia 20 de junho de 2014, por volta das 17h30min, às educadoras do Centro Educacional Infantil São Francisco, Maria Pereira da Silva (diretora), Miriam Alves, Dilma Borges, Wilmara Araujo, Francisca Silva, Ildefran Rocha e Eliane Costa, motivadas harmonicamente pela coordenadora, senhora Vauneide Brito de Carvalho, realizaram a “Quadrilha Brilhinhos do Sol e o Arraiá do Tio Chico”; um evento emocionante, que contou com a presença da senhora, Ides Rangel (secretária de educação) que ficou muito satisfeita com o eficiente trabalho das professoras; contou com a presença do auxiliar administrativo da Secretaria Municipal de Educação, Luis André (escritor, fotógrafo e historiador do blogger da cidade de Tamboril do Piauí); contou com a presença do senhor, Marcos Alves Cavalcante (diretor do Ensino para Jovens e Adulto – EJA); contou com a presença de pais de alunos, autoridades não governamental, membros das igrejas evangélicas, católica, enfim.


Não podemos deixar de registrar neste documentário que a abertura da Quadrilha Brilhinhos do Sol e Arraiá do Tio Chico estreou com a exibição dos ícones que simbolizam as festas juninas tanto da cidade de Tamboril do Piauí, quanto do nordeste brasileiro, pois as crianças de apenas 03 anos de idade desfilaram trajadas de casal português, depois Santo Antonio, São João, São Pedro, dentre outros.


       
                                                                                                                              
Fonte: GJUC

sexta-feira, 20 de junho de 2014

Arterapia com idosos no C.R.A.S [ Psicólogo ]

A equipe do Cento de Referencia de Assistência Social – CRAS da cidade de Tamboril do Piauí - PI, desenvolveu no dia 28/06/2014 uma atividade de arteterapia (confecção de maças decorativas, potes decorativos, dentre outros) com idosos participantes do grupo SCFV. Para tanto, a tarefa realizada com o público da terceira idade segundo o psicólogo Kairon Sousa transcorreu tendo como foco as seguintes metas:
- Estimular a expressão dos sentimentos, sensações e emoções por meio da arteterapia;
- Trabalhar a auto-estima dos participantes através do despertar da criatividade;
- Desenvolver o senso de cooperação;
- Promover o relacionamento e comunicação interpessoal;
- Despertar à atenção e concentração;
- Estimular a coordenação visual, motora e espacial.
No entanto, a atividade contou com o apoio e envolvimento dos membros do CRAS, (coordenadora: Srª. Cleidimar Carvalho, mais conhecida como Cleidinha). Segundo o psicólogo, a Arterapia, “é o momento da integração, da satisfação, da livre expressão dos sentimentos e emoções”, sendo assim, “um momento terapêutico por propiciar ao indivíduo um espaço para criação livre”. Nesse ponto, de acordo com o terapeuta: “a atividade com os idosos no CRAS não tinha como foco o estético em si, ou seja, a perfeição na confecção dos produtos listados para a tarefa, porque o objetivo da arte, como processo terapêutico não é a estética das produções, mas a oportunizarão de um momento de busca do prazer, de realização. O despertar no idoso, daquele sentimento de utilidade, de recordações de experiências gratificantes, revivenciadas através do processo criativo.”
Ao propor tal atividade, diz o profissional: “tínhamos, sobremaneira, a intenção de despertar as potencialidades desses idosos, muitas vezes suplantadas pelos velhos estigmas em torno do que alguns chamam de velhice. Infelizmente (apesar das transformações que vem ocorrendo), nossa sociedade, ainda é marginalizante no que diz respeito a essa questão, principalmente em sociedade tradicionais, onde o idoso é visto como impotente, inútil, etc. Com a arteterapia, buscamos trabalhar a auto-estima desses participantes, tornado-os mais confiantes, e porque não dizer felizes, por esta construindo algo. Desse modo, pretendíamos depois da confecção dos objetos, expor-los no próprio CRAS, mas eles gostaram tanto que acabaram levando-os para utilizarem como enfeites. Como resultado, ficamos contentes pelas metas terem sido alcançadas.”

Fonte: Kairon Pereira de Araujo Sousa

(Psicólogo do CRAS)

sexta-feira, 13 de junho de 2014

Centro de Referencia de Assistência Social – CRAS [ Palestra ]

O Centro de Referencia de Assistência Social – CRAS da cidade de Tamboril do Piauí – PI (distante 40 km de Canto do Buriti, 81 km de São Raimundo Nonato) realizou no dia 28 de maio de 2014 em sua sede, mais um encontro com o grupo de gestantes. Na ocasião, o psicólogo Kairon Pereira de Araujo Sousa (da equipe de referencia) proferiu uma palestra com a temática: A influência dos aspectos emocionais na gravidez.
Durante a discussão, foram destacados pontos importantes como: o momento da descoberta da gravidez, os medos, ansiedades e conflitos durante e após a gestação. Houve também a exposição de dois vídeos com depoimentos de gestantes relatando o período da descoberta da gravidez.
O terapeuta percorreu a temática discutindo desde as transformações físicas, mentais e sociais presente na gravidez, destacando a fase conturbada do pós-parto: o transtorno da depressão pós-parto o qual ele denominou de: comportamento depressivo pós-parto.
Em relação aos principais medos e ansiedades do período, o psicólogo elencou os seguintes:

Medos:                                                                      

a)     Não conseguir cuidar da criança;
b)     Com o corpo;
c)     De ter uma criança com alguma deficiência.

Ansiedades em relação a (o):

a)     Parto; fatores que intensificam a ansiedade:
b)     Falta de acolhimento familiar;
c)     Ou do companheiro.

“Procuramos nesse momento de discussão com o grupo de gestantes, chamar a atenção delas para os cuidados, nesse período de intensas modificações com os aspectos emocionais. Ora, se na gestação há uma preocupação com os aspectos orgânicos, importância também deve-se dar aos fatores psicológicos, muito influentes nesse período.” afirma o profissional”.

 Fonte: Kairon Pereira de Araujo Sousa

(Psicólogo do CRAS)

Programa "Mais Educação" [Unidade Escolar João Valente]

No dia 11 de junho de 2014, por volta das 16horas, os monitores do Programa “Mais Educação” produziram no salão da Unidade Escolar João Valente (localizada no município de Tamboril do Piauí, distante 40 km de Canto do Buriti – PI) evento de encerramento do seu primeiro módulo (cada módulo tem duração de seis meses). Lembrando que o evento contou com apoio e colaboração da Secretaria Municipal de Educação (secretária: Ides Rangel de Carvalho Sousa), Igreja São Francisco (pároco: Amadeus Rocha), Igreja Batista (missionária: Regina. M. G. S. Lima), estudantes, professores, enfim.
No primeiro momento, a diretora, senhora, Maria Divina Valente da Costa Miranda, fez um levantamento histórico sobre o início do Programa “Mais Educação”, seus monitores, suas ações e disse ainda que os alunos estariam entrando de férias e que no mês de agosto deste ano as aulas iniciariam com mais um novo módulo.


Destacamos que os primeiros monitores do programa “Mais Educação” no município de Tamboril do Piauí foram: Franciana Luz, Andreza Valente, Ângela Ribeiro, Lucimara Sousa, Gracilda Ribeiro, Regina. M. G. S. Lima, Eliane Batista, Valeria Machado, Valeria Costa, Josiana Barros, Jairan Luz, Genice de Jesus, Ivanilton Moreira, Geysa Nunes, Cristina Rodrigues,  Joseane,  Graziela Costa, Ronaria, Tamires Pereira, Adriano Costa, Elenilde, Joel, e Adenia e Critina Rodrigues. 


No segundo momento, a diretora convidou alunos (que não estavam apresentando), professores, visitantes para que prestigiassem as exposições que por sinal, estavam a cara da copa (os estudantes motivados pelo fator  “criatividade”, fizeram uma pesquisa estatística para informar ao público quantas pessoas da comunidade acreditam que o Brasil vai ganhar a copa 2014 e 67% acreditam que SIM, 25% Não, 8% não souberam responder; fizeram ainda um levantamento histórico para saber os cincos melhores artilheiros da copa do mundo) e em seguida, abriu espaço para que os estudantes envolvidos apresentassem uma paródia com o tema “Vamos Todos Proteger” onde emocionou a todos presentes. 


No terceiro momento, a diretora, Maria Divina V. C. Miranda, passou a palavra para a professora, missionária, Regina. M. G. S. Lima, que expôs com propriedade a realização de um projeto criativo de nome “Ler para aprender, ler para saber escrever”. O principal objetivo da missionária foi o de valorização da educação na base infanto-juvenil. 
Não podemos deixar de registrar a realização de suas obras “livros”  que foram produzidos pelos aprendizes (crianças e adolescentes) da sua turma.


No quarto momento, uma nova atração entra em cena que foi o Jornal da Copa, produzido pelos mines jornalistas, Santiago de Jesus e Marta Galés com apoio da repórter, Bruna Pinheiro, um jornal dinâmico que gerou uma bela reflexão. 


No quinto e último momento, houve a apresentação de uma peça teatral sobre a “Preservação do Meio Ambiente” onde os aprendizes do Programa “Mais Educação” da Unidade Escolar João Valente, cidade de Tamboril do Piauí, fizeram de forma dinâmica.


Fonte: GJUC

sábado, 7 de junho de 2014

Programa “Mais Educação” [ Acompanhamento Pedagógico ]

No dia 04 de junho de 2014, por volta das 9h30min, às professoras do programa “Mais Educação” Franciana Araújo Luz e Andressa Valente, promoveram no pátio da Unidade Escolar Mateus Valente (diretora: Maria Luciana R. Carvalho), localizada a Rua Isidoro, s/n –CEP: 64893-000 centro da cidade de Tamboril do Piauí, o acompanhamento pedagógico, tais como: educação ambiental; esporte e lazer; direitos humanos em educação; cultura e artes; cultura digital; promoção da saúde; comunicação e uso de mídias; investigação no campo das ciências da natureza e educação econômica. Lembrando que, de acordo com o projeto educativo em curso na escola, são escolhidas seis atividades a cada ano, no universo de possibilidades ofertadas. Uma destas atividades obrigatoriamente deve compor o macro-campo e acompanhamento pedagógico.
A definição de um paradigma contemporâneo de educação integral entende que o território da educação escolar pode expandir-se para além dos muros da escola, alcançando seu entorno e das cidades em suas múltiplas possibilidades educativas. É desejável que os conteúdos da base nacional curricular, Lei 9.394/96 (LDB), dialoguem organicamente com temas estruturantes e contemporâneos para a vida em uma sociedade que se afirma como republicana e democrática.


Fonte: UEMV

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Educação para Jovens e Adultos - EJA [ Palestra sobre drogas ]

Os estudantes do Ensino para Jovens e Adultos – EJA da Unidade Escolar João Valente, através do diretor, Marcos Alves Cavalcante, participaram da Campanha de enfrentamento ao uso abusivo de álcool e outras drogas (1º de maio de 2014) promovida pelo Centro de Referencia de Assistência Social - CRAS e apresentaram cartazes, lembretes, músicas e uma paródia com o tema “Nunca mais eu vou beber”.  Na campanha, estiveram presentes os estudantes da Unidade Escolar Mateus Valente, Unidade Escolar João Valente, Unidade Escolar Maria de Sousa Andrade, Baixão do Horácio, Umburanas, Altos, São Francisco, Lagoa da Entrada, enfim.
Esteve ainda, João Bezerra (Ótica Bezerra) que é responsável pela irmandade dos “Narcóticos Anônimos” da cidade de Canto do Buriti e três adictos (adicção a drogas é considerada uma doença como outra qualquer. É uma doença crônica, ou seja, afeta a pessoa ao longo prazo, ou acontece várias vezes. Ela acontece, pois a pessoa procura uma recompensa ou um alívio pelo uso da substância. A adicção é caracterizada pela dificuldade em controlar o comportamento, presença de fissura ou desejos, dificuldade de ficar sem a droga (abstinência), e falta de noção dos problemas causados pela droga.), que deram suas contribuições falando sobre as drogas e seus malefícios, etc.
                                                                 
 Fonte: Marcos Alves Cavalcante

História da Educação do município de Tamboril do Piauí - Piauí.

A história da educação do “Povoado Macacos” (conceito batizado pelos primeiros moradores da região, devido uma fenda na rocha que possuía água-doce e que tinha vários macacos) antes pertencente ao município de Canto do Buriti, sul do Piauí, distante 40 km de sua sede e 444 km da capital Teresina (6horas de ônibus), localizado no sudoeste piauiense, microrregião de São Raimundo Nonato – Piauí teve início por volta de 1977, segundo relatos dos moradores mais antigos da região, onde disseram que na época não existiam escolas e algumas das famílias com melhores condições financeiras ou que tinha o desejo de verem seus filhos estudados (sabendo contar, ler e escrever uma carta), contratavam um professor leigo para alfabetizar em casa; o professor cobrava o valor pelo seu serviço e muitas vezes, ganhava alimento ou animais em troca (arroz, feijão, milho, farinha, galinha, porco, etc.); o método de ensino dado pelo professor leigo era basicamente alfabetizar e ensinar as quatro operações da matemática (adicionar, subtrair, multiplicar e dividir); o professor que ministrava essas aulas em domicilio era um senhor conhecido como mestre Lulu; com o passar do tempo surgiu à primeira escola que era improvisada no salão da dona Sinhazinha, tendo como professores: Sr. Nassalino, Sr. Anizão e o Sr. Luiz Gonzaga. No entanto, de acordo com relatos dos primeiros moradores da região, foram entre as décadas 1983 a 1988 que a primeira escola foi construída no “Povoado Macacos” na gestão do ex-prefeito de Canto do Buriti, senhor, Nilmar Valente de Figueiredo (filho de Beija Valente Figueiredo, in memoriam) e transferiu o conceito “Unidade Escolar Mateus Valente” em homenagem ao seu avô.


Entre os anos 1989 a 1992 (ex-prefeito: Péricles Pires Chaves) o “Povoado Macacos” teve avanço na educação, pois o gestor municipal encaminhou professores formados (magistério) para darem aula a nível fundamental, e os mesmos, passaram a residir no povoado (Eliete foi uma das primeiras educadoras e teria sido diretora, segundo relatos); as turmas eram alfabetização até a 5ª série; os estudantes que quisessem continuar seus estudos teriam que ir morar na cidade e estudariam até o magistério (se qualificava exclusivamente para darem aula); os estudantes que desejassem outras profissões teriam que ir para cidade grande, ou seja, Floriano, Teresina, São Paulo, Brasília, enfim.
Em 14 de dezembro de 1995 (ex-prefeita: Maria de Lourdes Pessa Valente), o “Povoado Macacos” recebeu um novo conceito, “Tamboril do Piauí” (através de um plebiscito), graças à emancipação dada pela Lei Estadual: 4.810 (governador: Francisco de Assis Morais Sousa – Mão Santa).
No mês de dezembro de 1996, a gestora municipal, Drª. Lourdes Pessa Valente, encaminhou professores formados (magistério) para lecionar na cidade de Tamboril do Piauí (ainda dependia de Canto do Buriti); as escolas que a cidade possuía: Boa Vista, São Francisco, Araças, Baixão do Horácio, Umburanas, Catuaba, Lagoa da Entrada, Altos e Mateus Valente; disciplinas: português, matemática, ciências, história, estudos sociais e inglês.
No ano de 1997 os munícipes da cidade de Tamboril do Piauí elegeram seu primeiro prefeito, Srº. Miguel Valente de Figueiredo (in memoriam 1996 a 2000) sua primeira dama: Eunice Valente de Figueiredo; nesta época, a cidade contava com duas escolas municipais de ensino com três turnos (manhã, tarde e noite) onde tinha alfabetização até a 8ª série (Unidade Escolar Mateus Valente e São Francisco); a Secretaria Municipal de Educação funcionava numa sala improvisada do Mateus Valente; coordenadora: Claudete Valente; tinha como diretoras: as senhoras, Ides Rangel de Carvalho (era diretora de pré-escola a 4ª série e ainda dava aula de 5ª a 8ª série à noite) e Ana Delcides Figueiredo (que era diretora e ainda dava aula de 5ª a 8ª série durante o dia); professores formados pelo magistério: Ides Rangel de Carvalho, Maria Divina Valente da Costa Miranda (secretária de educação), Ivan da Costa Feitosa, Marivaldo da Silva Pinheiro, Raimundo Nonato da Silva Miranda e Antonio Vieira da Silva.
No ano supracitado, tinha as disciplinas: português, matemática, história, estudos sociais, ciências e inglês. Lembrando que no mesmo ano, ou seja, 1997 na 5ª série contavam 35 alunos e na 6ª série 17 alunos. Entre os anos de 1998 – 2002 (vários professores estudaram no polo da Universidade Estadual do Piauí - UESPI e se graduaram em diversas áreas), nestes anos tinham 5ª série, 6ª série e 7ª série com 87 alunos, ou seja, 5ª tinha 48 alunos, 6ª tinha 24 alunos e 7ª tinha 15 alunos. Já ano de 1999 contava com mais uma turma, ou seja, 5ª, 6ª, 7ª e 8ª série, onde 5ª série tinha 43 alunos, 6ª série tinha 26 alunos, 7ª série tinha 18 alunos e 8ª série tinha 17 alunos.
No dia 07 fevereiro de 1997 a cidade de Tamboril do Piauí contava com a ampliação da Unidade Escolar Mateus Valente, graças ao ex-prefeito, Srº. Miguel Valente de Figueiredo. Não podemos nos esquecer que com a ampliação da Unidade Escolar Mateus Valente contou com uma CRECHE que recebeu 49 alunos, onde 24 eram meninos e 25 meninas e os professores da época eram: Ziel, Diva e Julia; na Alfabetização “A” recebeu 38 alunos onde 18 eram do sexo masculino e 20 do sexo feminino, a Professora: Carlizete da Silva; Alfabetização “B” recebeu 38 alunos (polivalencia) sendo que 27 eram do sexo masculino e 11 eram do sexo feminino e a professora era a Carlizete da Silva;  Alfabetização “C” recebeu 32 alunos (polivalencia) onde 15 homens e 17 mulheres e a professora da sala chamava-se: Luzilene Maria de Sousa;  na 1ª Série “B” tinha 31 alunos e destes 16 eram homens e 15 mulheres e a professora chamava-se, Maria Albania Silva; na 1ª Série “A” tinha 33 alunos e destes, 14 homens e 19 mulheres e a professora chamava-se Maria Albania Silva; na 2ª Série, tinha 37 alunos, onde 16 homens e 21 mulheres e a professora da turma foi  Valderlene Brito de Carvalho;  na 3ª Série (polivalencia) tinha 46 alunos, com 15 homens e 31 mulheres e a professora era Luzilene Maria de Sousa; na 4ª Serie “A” tinha 37 alunos (ciências), 12 homens e 25 mulheres e o professor era: Marivaldo da Silva Pinheiro; na 4ª Série “B” tinha 37 alunos, 12 homens e 25 mulheres e o professor era o Ivan da Costa Feitosa; na 4ª Série “C”: (estudos Sociais): 39 alunos, 13 homens e 26 mulheres e o professor era o Ivan da Costa Feitosa, 42 anos (foi diretor adjunto da UEMV e teria solicitado a prefeita, senhora Lourdinha a 5ª série para compor a educação do município).
Lembrando que no ano de 2002 a Unidade Escolar João Valente foi construída (gestão do Srº. Benjamim Valente Filho, 2001 a 2009) onde houve progresso na educação, tanto a nível fundamental (1º a 8º série) quanto a nível médio (1º ano do ensino médio já funcionava); a primeira diretora da escola foi Edinalva Rosa Valente, depois veio Ivan da Costa Feitosa e em seguida, Maria Divina Valente da Costa Miranda.
Não podemos deixar de registrar no nosso documentário a história da implantação da Unidade Escolar Maria de Sousa Andrade – UEMSA (Ensino Médio, construído na gestão do governador Wilson Martins – 2011; direção: Valderlene Brito de Carvalho), onde apresentam 854 metros quadrados com oito salas de aula, sala de informática, cozinha, banheiros que atendem as necessidades especiais de alunos, pátio central, biblioteca e sala de leitura. Destacamos que o valor investido na escola foi de R$ 1.851.779,03 através da Secretaria Estadual de Educação (Seduc); a escola atenderá uma faixa de 110 alunos, com uma estrutura física que atende todas as necessidades básicas dos estudantes, mas sua capacidade de atendimento é de mais de 200 alunos por turno.



Fonte: GJUC