
Na manhã de sexta-feira, vinte e seis de
maio de dois mil e dezessete, por volta das oito horas e dez minutos, aconteceu
na Unidade Escolar Mateus Valente (secretária, Ides Rangel de Carvalho Sousa),
rua Isidorio, próximo do Centro Educacional Infantil São Francisco – CEIS, e da
Delegacia de Polícia Militar, s/n, centro, CEP: 64.893-000, cidade de Tamboril
do Piauí, Piauí, o IV Seminário Municipal, com o tema: “As contribuições e
desafios da formação continuada no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização
na Idade Certa – PNAIC. Para tanto, o seminário teve apoio dos membros da Secretaria
Municipal de Educação e Cultura (dirigente: Everaldo Teodósio da Silva;
técnicos: Luis André Idalino da Silva, e, Josivaldo de Araújo Luz); Prefeitura
Municipal de Tamboril do Piauí – PI (prefeita: Ana Delcides Figueiredo Guedes).
O fato foi mediado pela coordenadora local, senhora, Cleonilda Rodrigues de
Jesus Silva, e pela, orientadora de estudo, Vandemare da Conceição Sousa; e contou
com a presença dos alfabetizadores: Edgar Paladino da Silva Moreira, Francisca
Vilma Vieira da Silva, Maria Vanderlucia Ferreira Pinheiro, Rita Ribeiro dos
Santos, Valdileide Brito de Carvalho, Wilmara Araújo Luz, Wanessa Andrade de
Carvalho Mendes, Silmara Araújo Siqueira, Kelly Fabiana da Silva Andrade, e,
Raimundo Pinheiro Arrais.
Objetivos:
apresentar
a comunidade local, a dinâmica do PNAIC; suas experiências/vivencias de formação
continuada no ciclo de alfabetização; discutir os desafios, as contribuições do
PNAIC no desenvolvimento das aprendizagens; ampliar os conhecimentos acerca dos
processos formativos do PNAIC.
Apresentação:
O
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC é um compromisso
formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos Estados e
Municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito
anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. Aos oito anos de
idade, as crianças precisam ter a compreensão do funcionamento do sistema de
escrita; o domínio das correspondências grafofônicas, mesmo que dominem poucas
convenções ortográficas irregulares e poucas regularidades que exijam conhecimentos
morfológicos mais complexos; a fluência de leitura e o domínio de estratégias
de compreensão e de produção de textos escritos. Portanto, as ações do pacto
apoiam-se em quatro eixos de atuação: 1. formação continuada presencial para os
professores alfabetizadores e seus orientadores de estudo; 2. materiais
didáticos, obras literárias, obras de apoio pedagógico, jogos e tecnologias educacionais;
3. avaliações sistemáticas;
4. gestão, mobilização e controle social.
Programação: do dia:
26/05/2017
As contribuições
e desafios da formação continuada no âmbito do Pacto Nacional pela
Alfabetização na Idade Certa – PNAIC; credenciamento e acolhimento dos
professores alfabetizadores e comunidade local; execução dos hinos: Municipal,
Piauí e Nacional; formação da mesa: falas institucionais; apresentação da
agenda do seminário; apresentação cultural – vamos construir; palestra: Pacto
Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - configurações da etapa (Profª Cleonilda
de Jesus); lanche; relato de experiência; socialização do trabalho do
orientador de estudo: formação em prol da alfabetização da idade certa (profª Vandemare
da Conceição); apresentação de relatos de experiências dos professores
alfabetizados; avaliação do seminário; encerramento.
Fonte:
SMEC