domingo, 31 de agosto de 2014

Parque Nacional Serra da Capivara [ Unidade Escolar João Valente ]

No último dia 30 de agosto de 2014, por volta das 6h10min, período matutino, professores e estudantes da Unidade Escolar João Valente (Rua Tomás Teodósio, esquina com a Rua Ambrósio da Silva, próximo a Unidade Escolar Mateus Valente, CEP: 64.893-000), cidade Tamboril do Piauí, Piauí, foram ao Parque Nacional Serra da Capivara e ao Museu do Homem Americano, em São Raimundo Nonato - PI, distante 81 km (e ainda, mais 20 km até a guarita, porta de entrada ao Parque). Destacamos que para ter acesso ao Parque, o professor responsável “Andrade Santos” teve que assinar um Termo de Responsabilidade pela entrada dos estudantes (turma de 6ª, 7ª, e 8ª série do ensino fundamental) e colaboradores [os colaboradores do passeio foram: Bianca da Silva Gomes (professora), Walquiria F.Luz (secretária), Drº Roberto Mancebo (médico cubano), Manoel José dos Reis (motorista) e Luis Andre (blogueiro)], onde os mesmos, tiveram que seguir algumas recomendações que por sinal, foram proferidas pelos “Guias” (04 guias) e depois que prestaram informações e conselhos de como os estudantes deveriam se comportar, guiaram todos ao Sítio do Meio e Baixão das Mulheres ou Toca da Enchente; depois ao Albergue Serra da Capivara para que pudessem prestigiar objetos cerâmicos, lancharem, conversarem, descansarem e em seguida, foram a Toca do Sítio do Meio e por último, Pedra Furada  onde tiraram fotos de várias imagens que ficaram na memória; ao sair da Pedra Furada, os estudantes foram almoçar debaixo das arvores frutíferas.
O Parque Nacional da Serra da Capivara foi criado, para preservar um dos maiores tesouros arqueológicos do mundo: milhares de inscrições pré-históricas com idades de seis a 12 mil anos, gravadas em paredões de rocha. As pinturas representam aspectos do dia-a-dia, danças, ritos e cerimônias dos antigos habitantes da região, além de figuras de animais, alguns já extintos. O relevo atual, formou-se há cerca de 240 milhões de anos.
Nas escavações realizadas na Serra da Capivara, os pesquisadores encontraram ferramentas, restos de utensílios de cerâmica e sepultamentos em urnas. Pesquisas sobre as descobertas feitas na área levaram arqueólogos a acreditar que o homem teria habitado o continente americano há mais de 30 mil anos - contrariando as teorias mais aceitas pelos cientistas. As pinturas rupestres e os objetos achados podem ser vistos em alguns dos sítios abertos à visitação, entre os mais de 744 existentes no Parque.
Atualmente, o Parque Nacional da Serra da Capivara é administrado pela FUMDHAM - Fundação Museu do Homem Americano, de caráter privado, em parceria com o IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, e oferece ótima estrutura para visitação, com trilhas demarcadas e guias especializados. Na cidade de São Raimundo Nonato, a poucos quilômetros dali, fica o Museu do Homem Americano, com acervo montado a partir das peças encontradas nas explorações arqueológicas realizadas na área do Parque.
A formação que mais impressiona é a Toca do Boqueirão da Pedra Furada, uma abertura de aproximadamente 15m de diâmetro, num paredão com mais de 60m de altura - o “cartão postal” do Parque. A fauna e a flora são ricas e típicas representações da região da caatinga, onde o clima é semi-árido. Nos meses de chuva – entre dezembro e maio - a vegetação, que parece pobre durante a seca, floresce. Jaguatiricas, tatus, mocós, seriemas, onças, gatos-do-mato, serpentes e morcegos convivem com mandacarus, xiquexiques, juazeiros e aroeiras. E já foram catalogadas também mais de 200 espécies da fauna.
As visitas ao Parque podem ser feitas durante todo o ano, das 6h às 18h. Os meses de maior movimento são os do período da seca, entre junho e dezembro, quando as condições de visita e observação da fauna local são melhores. A contratação de um guia credenciado é obrigatória, e é aconselhável levar boné, protetor solar e água. Para passar a noite lá, é necessário obter autorização da FUNDHAM e estar acompanhado de guias designados pela administração. Lembramos que o Parque Nacional da Serra da Capivara possui uma área de 130 mil hectares. Está localizado no Sudeste do Estado do Piauí, nas proximidades de municípios como Coronel José Dias, São Raimundo Nonato, Tamboril do Piauí, São João do Piauí e João Costa.
O Museu do Homem Americano, mostra a história da evolução do homem, do clima e do relevo na América. Há ferramentas, cerâmicas, vestígios arqueológicos, como ossadas humanas e urnas funerárias e reproduções de inscrições e gravuras rupestres. Possui também um Centro Cultural, com um laboratório de arqueologia. Funciona de terça a domingo, das 9h às 17h. 


Fonte: GJUC

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Brasil Alfabetizado [ professores ]

No dia 21 de agosto de 2014 às 15h10min, os membros da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (secretária: Ides Rangel de Carvalho); coordenador do Programa Bolsa Família na Educação (P.B.F) Josivaldo Araújo e os demais funcionários públicos, tiveram reunião na sede do órgão com a equipe do Programa Brasil Alfabetizado (o Programa Brasil Alfabetizado, voltado para a alfabetização de jovens, adultos e idosos é uma porta de acesso à cidadania e o despertar do interesse pela elevação da escolaridade. O Brasil Alfabetizado é desenvolvido em todo o território nacional, com o atendimento prioritário a municípios que apresentam alta taxa de analfabetismo, sendo que 90% destes localizam-se na região Nordeste. Esses municípios recebem apoio técnico na implementação das ações do programa, visando garantir a continuidade dos estudos aos alfabetizandos) e se fizeram presentes ainda, educadores tanto da zona urbana quanto da rural para tratarem de assuntos referentes as matrículas escolares das pessoas que não tiveram oportunidade de se alfabetizarem, uma vez que na falta de oportunidade e tempo não puderam ler, contar ou escrever, etc.
Objetivo: Promover a superação do analfabetismo entre jovens com 15 anos ou mais, adultos e idosos e contribuir para a universalização do ensino fundamental no Brasil. Sua concepção reconhece a educação como direito humano e a oferta pública da alfabetização como porta de entrada para a educação e a escolarização das pessoas ao longo de toda a vida.

Fonte: S.M.E.C

sábado, 23 de agosto de 2014

Encerramento da Semana Folclorica [ C. E. I. S. F ]

Educadoras do Centro Educacional Infantil São Francisco – CEISF (localizado a rua Isidoro Ribeiro, ao lado da Delegacia de Polícia Militar, CEP: 64.893-000, cidade de Tamboril do Piauí, Piauí), Miriam Alves, Dilma Borges, Wilmara Araujo, Francisca Silva, Ildefran A. Rocha, Eliane Costa, Silmara Siqueira, secretária - Lucelita F. Luz, diretora - Maria Pereira, com apoio da coordenadora de ensino infantil, Vauneide Brito de Carvalho, realizaram no dia 22 do mês de agosto de 2014 às 10horas da manhã, o “Encerramento da  Semana Folclórica”.  Destacamos que no evento esteve presente, membros da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, secretária - Ides Rangel de Carvalho Sousa, supervisora de ensino - Cleonilda Maria de Jesus, digitador - Luis André, dentre outros.

As professoras, Miriam Alves e Dilma Borges, apresentaram um lindo “desfile” que aconteceu no pátio do Centro Educacional Infantil São Francisco, com crianças vestidas de Saci-Pererê, onde as mesmas (crianças) deram um show com uma perna só. Não podemos deixar de lembrar que, o conceito Saci-Pererê nasceu da “Literatura Infantil” do escritor Monteiro Lobato e logo transformou-se em seriado nas histórias do Sítio do Pica-Pau Amarelo. Provavelmente, surgiu entre povos indígenas da região sul do Brasil, ainda durante o período colonial, possivelmente no final do século XVIII. Nesta época, era representado por um menino indígena de cor morena e com um rabo, que vivia aprontando travessuras na floresta. Porém, ao migrar para o norte do país, o mito e o personagem sofreram modificações ao receberem influências da cultura africana. O Saci transformou-se num jovem negro com apenas uma perna, pois, de acordo com o mito, havia perdido a outra numa luta de capoeira. Passou a ser representado usando um gorro vermelho e um cachimbo, típico da cultura africana.
Faz-se necessário registrar neste projeto, “Informativo de Tamboril do Piauí - PI” que a educação dos munícipes tamborilenses, em especial, das crianças do Centro Educacional Infantil São Francisco, possuem metodologias adequadas e o mais interessante é que os professores são atuantes, responsáveis, dinâmicos e harmônicos com os pequeninos. Reforçamos ainda que nunca se valorizou tanto a educação infantil como atualmente, pois o centro de ensino citado na inicial, possui profissionais qualificados e comprometidos com a esperança de um futuro melhor.
Observarmos acima, as nossas educadoras, Dilma Borges, Miriam Alves, Vauneide B. Carvalho – coordenadora de ensino infantil, Maria Pereira – diretora, Ides Rangel de Carvalho - secretária de educação e as crianças.
Na imagem acima, exibimos os educandos e a educadora, Francisca Silva, que produziu o desfile com o tema: “Marcha Soldado Cabeça de Papel. Um desfile que emocionou todos os pais que estavam presentes.
Não podemos deixar de fora o registro das crianças e da professora, Silmara Siqueira, que produziu “Teatro de Roda” onde fez a diferença e emocionou não só os pais, mas os professores e convidados que se fizeram presentes.
A professora Wilmara Araújo e as crianças do PRE II não ficaram de fora, pois participaram também do evento, onde desfiram no pátio, etc.
Sabemos bem que as crianças vivem num mundo diferente dos adultos, pois elas sonham, indagam, criam, acreditam, respeitam, se educam, valorizam o sabor mais impressionante que é o dom de uma vida digna com base nos valores religiosos, éticos, sociais, etc. Neste aspecto de sonhos e encantos a professora Ildefran A. Rocha fez uma apresentação com os personagens do folclore brasileiro e destacou o apelido de cada um e ainda relembrou seus hábitos e costumes.  


Fonte: GJUC

Reunião e Palestra com Pais e Responsáveis [ CEISFA ]

Na manhã do dia 20 de agosto do ano de 2014, as 10h05mim, aconteceu no Centro Educacional Infantil São Francisco de Assis, localizado a rua Isidoro Ribeiro, centro, CEP 64.893-000, cidade de Tamboril do Piauí, Piauí, reunião e palestra com pais e responsáveis de crianças com faixa-etária de 03 a 05 anos de idade, onde se fizeram presentes, membros da Secretária de Assistência Social (secretária: Joana Menezes, auxiliar: Nildene Melo), Secretaria Municipal de Educação e Cultura (secretária: Ides Rangel e digitador: Luis André), membros da diretoria do centro supracitado (diretora: Maria Pereira de Andrade: secretária: Lucelita F. Luz), Vauneide B.Carvalho (coordenadora de ensino), professoras: Ildefran Alves da Rocha, Miriam Alves, Dilma Borges, Wilmara Araujo, Francisca Silva, Eliane Costa, enfim.
O momento inicial da reunião foi muito interessante, pois a educadora Ildefran A. Rocha, entregou a cada mãe e responsável que estava em sala de aula na reunião, uma mensagem do escritor Içami Tiba que dizia que “Os pais podem dar alegria e satisfação a um filho, mas não há como lhe dar a felicidade... Os pais podem aliviar o sofrimento enchendo-o de presentes, mas não há como lhe comprar felicidade... Os pais podem ser muito bem sucedidos e felizes, mas não há como lhe emprestar felicidade.... Porém, os pais podem aos filhos, dar muito amor, carinho, respeito; ensinar a tolerância, solidariedade e cidadania; exigir reciprocidade, disciplina, religiosidade; reforçar a ética e a preservação da terra, pois é de tudo isso que se compõe a auto-estima, É sobre a auto-estima que repousa a alma e é nesta paz que reside à felicidade” e depois destas lindas palavras, a professora, passou a palavra para a secretária de assistência social, Joana M. Valente, que falou de conceitos éticos aos pais e responsáveis, ou seja, falou sobre as maneiras de comportamentos, hábitos e costumes que deveriam lidar, dentre outros tópicos relacionados e após a reunião, aconteceu uma palestra com o psicólogo Kairon Pereira de Araújo Sousa, que atende no Centro de Referencia de Assistência Social – CRAS, onde abordou o tema: “O Ato de Educar começa na Família” que tratou sobre assuntos referentes a comportamento da criança em sala de aula, acompanhamento dos pais nas atividades, interação, auto-estima, desenvolvimento, enfim.


Fonte: GJUC

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Transporte Coletivo [ Publico e Privado ]

A cidade de Tamboril do Piauí, localizada no sudoeste, microrregião de São Raimundo Nonato – Piauí, atualmente conta com 04 ônibus coletivos, sendo que existe um microônibus escolar e o mesmo comporta mais de 22 estudantes (motorista: Manoel Moreira - Neco) e o outro é ônibus comum para transportar pouco mais de 44 estudantes (motorista: Manoel José dos Reis); os demais meios de transporte coletivo são particulares; 02 ônibus pertencem ao Fabrício N. Cavalcante [telefone: (89)-81007194] que faz linha ao município de Canto do Buriti; 01 Van pertence ao Renato Costa [telefone: (89)-810000] que também faz linha ao município de Canto do Buriti; 01 Van pertence ao Deilton Aguiar [telefone (89) 81062093] que transporta passageiros para o município de São Raimundo Nonato e ainda, faz excursões quando locado.
      
 Fonte: GJUC

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Comissão, Avaliação e Desempenho de Professores [SME]

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura, localizada à rua Pedro Rocha, nº 129, CEP: 64.893-000 cidade de Tamboril do Piauí – PI, na pessoa de sua representante legal, secretária, Ides Rangel de Carvalho Sousa, em companhia dos membros da Comissão e Avaliação do Corpo Docente, Cleonilda Rodrigues de Jesus, Marcos Alves Cavalcante, Valderlene Brito de Carvalho, Ivan da Costa Feitosa, Vandemare da Conceição e Ednéia Paladino (escrevente da Ata), reuniram-se em assembleia geral dia 13 de agosto  deste ano, às 15horas, com os membros da “ Comissão, Avaliação e Desempenho dos Professores”, para analisar e avaliar o corpo docente (já citados na inicial) no período aquisitivo 01 de julho de 2012 a 01 de julho de 2014 conforme o que reza a Lei de Plano e Salário do Magistério, conforme Lei 103 de 2010, Art. 13, 19, 29, 30, 31 e 32, etc.  É interessante ressaltar que, a secretária, Ides Rangel, explicou a importância de avaliação do corpo docente, conforme os critérios do Art. 19 do Plano de Cargo, Carreira e Vencimentos dos Trabalhadores em Educação Básica deste município, dentre outros assuntos relacionados.
Professores Avaliados:
Francisca Conceição Araújo, Silmara Araújo Siqueira Nogueira, Vauneide Brito de Carvalho, Wilmara Araújo Luz, Valdileide Brito de Carvalho, Vera Lúcia Aguiar, Kelly Fabiana da Silva Andrade, Weslane Luz de Moura, Elivaldina Maria de Jesus, Maria Bernadete Pereira Bruno Meses, Valderlene Brito de Carvalho, Valmor da Silva Pinheiro, José Carlos da Silva Andrade, Adriana Martins Valente Amorim, Antonio Vieira da Silva, Fábio Morais de Sousa Lima, Edgar Paladino da Silva Moreira, Francisca Vilma Vieira da Silva, Rita Ribeiro dos Santos, Eliane de Sousa Pereira... 


Fonte: GJUC      

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Dia do Estudante - 11 de agosto [ Garoto e Garota Estudantil 2014 ]

Os educadores da Unidade Escolar João Valente, cidade de Tamboril do Piauí, Piauí, fizeram às 15h30mim do dia 11 de agosto do corrente ano, “Homenagem ao Dia do Estudante” que por sinal, começou com belas reflexões proferidas pela diretora, Maria Divina, e logo em seguida, deu oportunidade a professora, Vandemare da Conceição, que convidou a todos os alunos presentes para cantarem o Hino do Estudante, e este foi o primeiro momento. Não podemos deixar de mencionar neste documentário que a unidade citada na epígrafe, possui estudantes de 5ª a 8ª série e que dispôs dos seguintes docentes envolvidos na homenagem: Marivaldo Pinheiro, Andrade dos Santos, Bianca da Silva Gomes, Edinalva Valente, Joelson Correia, Paulo Rodrigues, Antonio Vieira, Emerson P. Silva, Fábio Morais, Adriano Martins, Valmor Pinheiro e Valderlene B. Carvalho. No entanto, contou com a presença da secretária de educação, Ides Rangel, o digitador, Luis Andre, e a diretora da Unidade Escolar Mateus Valente, Luciana Pinheiro, que foram convidados (as) para serem jurados (as) do desfile, etc.
No segundo momento, aconteceu oficina de arte em cada sala de aula e os alunos produziram vários cartazes sobre o tema que simbolizavam seu dia. Neste momento foram tiradas várias fotografias para serem publicadas na rede social Facebook e também para o projeto “Informativo de Tamboril do Piauí”, um blogger sem fins lucrativo e exclusivamente para áreas educacionais.
No terceiro momento, ocorreu o desfile do “Garoto e da Garota Estudantil 2014” com a presença de 03 jurados, sendo dois da Secretaria Municipal de Educação (Ides Rangel de Carvalho – secretária de educação e Luis André - digitador) e a terceira pessoa, Luciana Pinheiro – diretora de outra unidade de ensino, etc. Lembramos que, os temas sugeridos foram: beleza, postura, simpatia e desenvoltura e as notas foram de 05 a 10.
Não podemos negar que os garotos e garotas tamborilenses possuem um toque de talento especial e neste cenário exibido na passarela do pátio escolar, Kaio Henrique de Jesus Silva, Túlio dos Santos Nogueira e Wesley Silva Sousa se apresentaram muito bem e mostraram que tem potencial e as meninas não ficaram de fora, pois, Ana Paula Valente da Silva, Ariane de Aguiar Ribeiro, Caroline da Silva Magalhães, Iara Pereira de Aguiar, Palloma Sandrely L. Carvalho e Rita de Cássia S. Aguiar também deram um show de beleza, simpatia e muita ousadia, etc.
É importante que possamos registrar neste, que os ganhadores do concurso supracitado, foram: Kaio Henrique de Jesus Silva e Caroline da Silva Magalhães que atingiram o maior número de votos segundo opiniões dos jurados que deram suas notas por escrito à direção que logo comentou a todos e a todas que se fizeram presentes.         


Fonte: GJUC

IV Campeonato de Futebol Amador [Abertura 10/08/2014]

Membros da Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer do município de Tamboril do Piauí, estado do Piauí (diretor: Edney Feitosa) realizaram domingo, dia 10 de agosto 2.014 às 16h10mim, a abertura do “IV Campeonato de Futebol Amador” que ocorreu no campo de futebol “Arena Bom Sucesso”, localizado confronte a Unidade Escolar Maria de Sousa Andrade (Ensino Médio). Na ocasião, teve disputa entre os times: Ligeirinho (são os jogadores de camisa azul) e Altos (são os jogadores de camisa verde-limão).

Sabemos que a sorte foi lançada (o encontro com oportunidade gera o rebento que chamamos sorte), pois a bola esteve nos pés de cada jogador para fazer sua decisão e, neste cenário de grande emoção pelos expectadores presentes (o campeonato atraiu vários visitantes da região, tais como: Lagoa de Dentro, Lagoa da Entrada, Vai e Vem, Bonito, Retiro, Baixão do Horácio, Umburanas, Alegre, Altos, dentre outras localidades; tiveram ainda visitantes de Brejo do Piauí, Canto do Buriti e outras cidades) venceu Ligeirinho com vantagem, ou seja, ganhou de 2 x 1. 
Faz-se necessário informar que estão previstos mais de 06 seis jogos, sendo que 02 são de Canto do Buriti (localidades rurais: Baixão e Gavião) e os 04, são de Tamboril (localidades: Cidade, Altos, Umburanas e São Miguel) para disputarem entre os dias (os jogos serão aos sábados e domingos conforme o calendário) 16, 17, 23, 24, 30, 31 do mês de agosto e setembro.

Fonte: GJUC

terça-feira, 12 de agosto de 2014

O cara “de pau” [Não pilote sem capacete]


Sabe-se bem que toda turma de amigos tem um esperto. O da minha era eu. Meu nome é Lísias. Eu adorava furar fila de banco, estacionar em vaga proibida, tomar lugar de idosos. Eu era o cara (de pau). No entanto, tinha algo que me dava prazer que era costurar, não com linha e agulha, óbvio, mas com minha motocicleta. Eu vivia costurando o transito em alta velocidade e sem capacete. Não obedecia a ninguém. Era a última balinha de um pacote. Certo dia, estava com capacete e era noite, onde fazia zig pra cá e zag pra lá o tempo todo. Moral da história? Costurei tanto que quase achei o ponto cruz, pois bati de frente numa vaca e meti o quengo no chão, mas por sorte estava de capacete viss....

Fonte: GJUC

Cisternas Acqualimp [ 16000litros ]



Os moradores da zona rural do município de Tamboril do Piauí - PI receberam 130 cisternas da marca Acqualimp 16.000 litros; uma parceria da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e do Parnaíba – (Codevasf) com os municípios piauienses.  Na ocasião, o município supracitado foi contemplado com 200 unidades, sendo que vieram 130 e aguarda 70 unidades. Destaca-se que os trabalhadores e trabalhadoras de várias localidades abrangentes conseguiram receber, pois estavam precisando, uma vez que, nesta época de seca fica mais difícil água potável para o consumo humano.


Fonte: GJUC